-->

Diabetes mellitus tipo 2



Diabetes mellitus tipo 2 - Uma  epidemia de diabetes mellitus (DM) está em curso.

Atualmente, estima-se que a população mundial com diabetes é da ordem de 382 milhões de pessoas e que deverá atingir 471 milhões em 2035. 

Cerca de 80% desses indivíduos com  DM vivem em países em desenvolvimento, onde a epidemia tem maior intensidade, com crescente proporção  de pessoas  afetadas  em grupos etários  mais jovens, coexistindo  com  o problema  que  as doenças infecciosas ainda representam.


Diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbios  metabólicos  que  apresenta em comum  a hiperglicemia,  resultada de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambas.

A classificação atual do DM baseia-se  na etiologia  e não no tipo de  tratamento, portanto, os termos "DM insulinodependente" e "DM insulinoindependente" devem ser eliminados dessa categoria classificatória.

A evolução para o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ocorre ao longo de um período de tempo variável, passando por estágios intermediários que recebem a denominação de glicemia de jejum alterada e tolerância à glicose diminuída. Tais estágios seriam decorrentes de uma combinação de resistência à ação insulínica e disfunção de célula beta.
                                               
diabetes 2




CLIQUE AQUI E ACESSE À PÁGINA DO NOSSO NOVO E-BOOK SOBRE DIABETES MELLITUS



Quando o paciente recebe o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) junto com as medidas que orientam modificações adequadas no seu estilo de vida (educação em saúde, alimentação e atividade física), o médico em geral prescreve um agente antidiabético oral.

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) caracteriza-se por dois defeitos fisiopatológicos principais: a resistência à insulina, que resulta em aumento da produção hepática de glicose e redução da sua utilização periférica, e o comprometimento da função secretora da célula β.()

O que é diabetes mellitus tipo 2?



Anos de glicemia mal controlada levam a complicações múltiplas, principalmente vasculares, que afetam pequenos vasos (microvasculares), grandes vasos (macrovascular) ou ambos.

A doença microvascular está subjacente a 3 manifestações comuns e devastadoras de diabetes mellitus: a doença microvascular também pode prejudicar a cicatrização da pele, de modo que mesmo pequenas quebras na integridade da pele podem se desenvolver em úlceras mais profundas e facilmente infectadas, particularmente nas extremidades inferiores.


CLIQUE AQUI E ACESSE À PÁGINA DO NOSSO NOVO E-BOOK SOBRE DIABETES MELLITUS


O controle intensivo da glicose plasmática pode prevenir ou atrasar muitas dessas complicações, mas não pode reverter uma vez estabelecido. A doença macrovascular envolve a aterosclerose de grandes vasos, o que pode levar à ausência de produção de insulina devido à destruição de células beta pancreáticas auto-imunes.

Inúmeras evidências têm demonstrado que o bom controle glicêmico geralmente previne o surgimento das complicações crônicas que constituem as principais causas de mortalidade, morbidade e piora da qualidade de vida do paciente com diabetes mellitus tipo 2, o aumento da incidência do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) entre crianças e adolescentes vem sendo observado em várias regiões do mundo.

Ainda não são conhecidos os motivos pela eclosão da doença nessa faixa etária. Inicialmente, há duas décadas, esses relatos referiam-se a grupos homogêneos com maior suscetibilidade à doença – índios americanos e canadenses.

Espero que tenha gostado deste artigo sobre diabetes mellitus tipo 2.

Se gostou deste artigo, vai adorar o próximo, ele fala sobre como controlar a diabetes tipo 2? e você pode acessá-lo em -->> como controlar a diabetes tipo 2?. 


A proposito, acabei de criar um novo e-book intitulado "O Guia Do Perito Para Diabéticos: Saiba Tudo Sobre Diabetes!" que ensina como controlar e conviver bem com o diabetes e você pode acessá-lo clicando neste link -- >> https://oguiadoperitoparadiabeticos.blogspot.com.br/


Diabetes mellitus tipo 2 Diabetes mellitus tipo 2 Reviewed by Luis Paulo Manhães on 10:02 Rating: 5