-->

Diabetes mellitus gestacional



Diabetes mellitus gestacional (DMG) é a intolerância aos carboidratos diagnosticada pela primeira vez durante a gestação e que pode ou não persistir após o parto. É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 25% das gestações, dependendo do grupo étnico, da população e do critério diagnóstico utilizado. Muitas vezes representa o aparecimento do diabetes mellitus tipo 2 (DM2) durante a gravidez.

A disglicemia é, atualmente, a alteração metabólica mais comum na gestação, e o diabetes gestacional a forma mais prevalente, sendo definida como uma alteração da glicemia de qualquer grau, detectada pela primeira vez durante a gravidez.

A ocorrência de gestações em mulheres com diabetes pré-gestacional tem aumentado nas últimas décadas. A redução da sensibilidade à insulina é observada em diferentes estágios da vida e é considerada fisiológica na puberdade, nos processos de envelhecimento e na gravidez.


CLIQUE AQUI E ACESSE À PÁGINA DO NOSSO NOVO E-BOOK SOBRE DIABETES MELLITUS


Uma complexa adaptação endócrino-metabólica ocorre durante a gestação, envolvendo alterações na sensibilidade à insulina, aumento da resposta e massa das células beta, discreta elevação da glicemia principalmente após as refeições, mudanças nos níveis circulantes de fosfolípides, ácidos graxos livres, triglicérides e colesterol.
                                                   

Diabetes na gravidez

Mas, de 20% a 50% das grávidas que sofreram Diabetes Gestacional, tendem a desenvolver Diabetes tipo 2, no decurso da vida pós-parto.  Esta Diabetes, apesar de temporária pode ocasionar prejuízos à saúde do bebê e da mãe, caso não seja bem cuidada. Entre os problemas surgidos por consequência da Diabetes Gestacional, estão a macrossomia fetal – que se caracteriza por causar peso excessivo do bebê ao nascer, problemas cardíacos, entre outros.

Sobre diabetes gestacional


Além disso, podem ocorrer riscos fetais e/ou neonatais que englobam anomalias congênitas, má formação cardíaca, prejuízos ao sistema nervoso central e aos músculos esqueléticos.  Durante a gravidez a produção de hormônios materna sofre adaptações para possibilitar o crescimento do bebê.  O surgimento da placenta que acolherá o bebê faz com que haja alteração na atuação da insulina. Isto acontece porque a placenta reduz a ação da insulina.()

A placenta produz diversos hormônios, que em sua maioria bloqueiam a ação da insulina, consequentemente, o pâncreas aumenta a produção de insulina na tentativa de reverter esta situação de resistência, quando o organismo não dá conta de equilibrar este processo, nos casos de diabetes gestacional, os hormônios da placenta continuam a inibir a produção de insulina causando um aumento da glicose no sangue.


CLIQUE AQUI E ACESSE À PÁGINA DO NOSSO NOVO E-BOOK SOBRE DIABETES MELLITUS


A insulina é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células, sem ela, a glicose se acumula no sangue, ficando as células carentes de glicose.  O pré-natal é muito importante para o diagnóstico da diabetes gestacional, pois somente exames periódicos no decorrer da gravidez podem detectar a patologia, que geralmente é assintomática.

No entanto, vale observar com cuidado o surgimento de aumento excessivo da micção, da sede e da fome, que podem ser sintomas de Diabetes. Porém, nem sempre estes sintomas expressam desenvolvimento da doença, já que são manifestações próprias de mulheres em período de gravidez.  Quando é diagnosticada a diabetes novos e maiores cuidados devem ser tomados.

Diante dos riscos a que estão sujeitos, mãe e filho, é importante aumentar a atenção. Fazer exames periódicos para investigar a situação glicêmica principalmente a partir da 24ª semana – 6º mês de gravidez. O diabetes gestacional (GDM) é uma forma de diabetes mellitus induzida pela gravidez. Uma causa específica deste tipo de doença não é conhecida, mas o que se sabe é que na gravidez, a placenta produz vários hormônios que bloqueiam a ação da insulina.

Espero que tenha gostado deste artigo sobre diabetes mellitus gestacional.

Se gostou deste artigo, vai adorar o próximo, ele fala sobre


A proposito, acabei de criar um novo e-book intitulado "O Guia Do Perito Para Diabéticos: Saiba Tudo Sobre Diabetes!" que ensina como controlar e conviver bem com o diabetes e você pode acessá-lo clicando neste link -- >> https://oguiadoperitoparadiabeticos.blogspot.com.br/
Diabetes mellitus gestacional Diabetes mellitus gestacional Reviewed by Luis Paulo Manhães on 17:45 Rating: 5